Ficou com medo da reforma da aposentadoria?

Tempo de leitura: 4 minutos

Solução: invista para alcançar a independência financeira, sem depender do governo!

Olá! 2019 começou agitado, com uma grande discussão na imprensa nacional, devido ao anúncio da proposta de reforma (ou refundação, quem sabe???) da previdência, pelo governo Jair Bolsonaro. Nessa proposta, estão previstas mudanças MUITO grandes no regime da previdência, e apesar de toda a boa intenção implícita no trabalho (todos sabemos que a reforma é necessária e o país está quebrado, allright?? 👀), ele ainda desperta muita desconfiança da população em geral.

A reforma tem vários pontos importantes, mas o que mais chamou a atenção é a nova regra de tempo de contribuição: pra receber 100% da aposentadoria, teremos que trabalhar cerca de 40 anos (😲), contribuindo para o sistema previdenciário durante todo esse tempo.

Não vou entrar no mérito de se isso é bom ou ruim (pra quem depende unicamente do INSS, é claro que é ruim, trabalhar por tanto tempo!), mas de fato é uma adequação necessária para garantirmos um país mais competitivo e viável para as próximas gerações. E você pode aproveitar o momento e começar a pensar diferente sobre sua aposentadoria, a partir de agora!


“O melhor momento para iniciar sua trajetória rumo à aposentadoria rica, era há 10 anos atrás. O segundo melhor momento, É AGORA!”

Fato é, o momento é perfeito para refletir o quanto vale a pena confiarmos no sistema previdenciário oficial para nosso futuro de tão longo prazo. Eu realmente acredito que toda pessoa PODE e DEVE planejar e construir sua própria aposentadoria rica, através do uso de inteligência financeira (ou seja, aprendendo a investir!).

Existem infinitas estratégias de investimentos para a aposentadoria. O que defendo aqui na minha estratégia de aposentadoria rica é uma abordagem baseada no Value Investing, popularizado por Warren Buffet e Benjamin Graham (autor de “O investidor inteligente”). Essa carteira de investimentos, apesar de usar ações na sua composição, tem princípio bem simples de entender, sendo que alguns dos principais são:

  1. Investir somente em boas empresas – sólidas, com resultados consistentes, com boa gestão e em mercados tradicionais;
  2. Investir em empresas que paguem dividendos com regularidade (para reinvestir os dividendos);
  3. Diversificar os investimentos – evitar todos os ovos numa única cesta;
  4. Não girar patrimônio – ou seja, só comprar, evitar vender.

Existem outros princípios, porém de maneira macro, essa é a estratégia! Uma carteira de ações que siga esses padrões vai gerar riqueza por muitos e muitos anos, com baixo risco, como inclusive já ocorre com milhões de investidores mundo a fora. É um investimento para quem quer enriquecer em longo prazo, ou seja, evita aventuras mas ainda assim expõe o investidor a riscos positivos – como por exemplo, uma ação de alguma das empresas valorizar muitos % devido a algum fator (aquisição, fusão, eventos naturais etc).

Ou seja, num horizonte de 30 anos, a melhor saída para o trabalhador é realmente assumir as rédeas do seu próprio futuro financeiro. Veja no exemplo abaixo, a diferença que o tempo faz nos investimentos:

Retirado do E-book “Os 7 passos para aposentar RICO!” – Baixe o seu agora!

No exemplo acima, veja que, gerenciando seus próprios investimentos, além de ser plenamente possível obter um rendimento muito acima do que será oferecido pelo governoabordagem de reserva individualizada -, os investimentos não tem gestão governamental, nem estarão sujeitos a pilhagem, roubo, influências políticas ou corrupção. Estão totalmente sob o controle do investidor. Muita coisa pode acontecer em 30 ou 40 anos. Pense nisso: serão pelo menos 10 trocas de governo federal!

os juros compostos são muito mais dependentes do tempo de aplicação, do que da sua taxa. Ou seja, quanto mais cedo você começar a investir, melhor para o seu futuro! Alguém que comece depois, mesmo que tenha uma taxa maior de retorno nos seus investimentos, dificilmente conseguirá recuperar o tempo perdido.”

Eu sempre digo nas minhas palestras: o melhor momento para iniciar sua trajetória rumo à aposentadoria rica, era há 10 anos atrás. O segundo melhor momento, É AGORA! Daqui a dez anos, tenho certeza que você desejará ter começado hoje! Estamos no início de um ciclo de retomada econômica, momento muito interessante para multiplicar seu patrimônio e acelerar o caminho rumo à independência financeira, em poucos anos.

Então, que tal começar a construir um novo futuro, a partir de agora? 😉

Ao sucesso!
Rafael 🎯🚀

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.