Dinheiro não deve ser o seu objetivo, e sim tempo.

Tempo de leitura: 11 minutos

Pense bem para sua rotina nas últimas semanas. Tente se lembrar do tempo em que você dedicou para melhorar sua própria saúde, agradar sua esposa/marido, brincar com seus filhos, abraçar, beijar e dizer eu te amo para seus pais. Você se sente satisfeito com a forma com que vem gastando esse tempo? Que nota daria para sua qualidade de tempo nesses quesitos, nessas últimas semanas?

É muito comum, na rotina massacrante das grandes cidades, que nos transformemos lentamente em “monstros” de fim de semana. Aquele tipo de pessoa que trabalha intensamente entre segunda e sexta-feira, pensando em trabalho 24h por dia, e deixa para tirar o atraso das atividades mais triviais (como cuidar da família😔) no sábado e domingo. É a famosa síndrome do futebol de domingo. Pense bem, quantas pessoas você conhece que tem vivido por anos nessa situação?

Na empresa, por sua vez, toda semana parece a mesma – os colegas de trabalho estão sempre empolgados e comemorando a sexta-feira (SEXTOU!), os clientes terminam os e-mails com “um ótimo fim de semana” e todos começam a falar sobre seus planos de fim de semana na manhã de quinta-feira. Este é o ciclo que se repete em 99% das empresas mundo afora.

É um padrão da vida moderna: a maioria das pessoas vive suas vidas no fim de semana. Não é surpreendente, uma vez que fomos condicionados desde que éramos crianças a esperar pelas sextas-feiras e fazer o que quiséssemos no fim de semana. Não sei você, mas lá em casa, sempre associamos fim de semana com viagens e outras coisas prazerosas!

Equipe comemorando a sexta-feira.

Mas pensa comigo: o quanto de si mesmo (das 48h de sábado e domingo) você pode realmente comprimir em dois dias, especialmente quando você tem casamentos para participar e ainda namorar à noite? E as crianças e as tarefas domésticas? Pendurar aquele quadro que está empoeirando há 6 meses no quarto? Viajar de moto? Cumprir suas metas do ano? Parece que nunca há tempo suficiente para nada – ler o livro que você está adiando, ou estender a mão para relaxar com um de seus amigos que você não vê há algum tempo, para praticar a guitarra que você comprou há dois anos ou quem sabe lavar o carro.

O SEU TEMPO É VALIOSO

Dizem pesquisas por aí que o brasileiro é improdutivo. Eu não concordo com isso. O que vejo, no meu mundo, é muita gente trabalhando muito, gastando um tempo valioso em atividades que não geram valor, e deixando de fazer coisas muito importantes, que geram muito valor. O foco de milhões e milhões de brasileiros está sendo desperdiçado diariamente, em atividades que empobrecem emocionalmente (ambientes de trabalho tóxicos), para manter um padrão de vida muitas vezes desnecessário. É a famosa corrida dos ratos.

“Feliz segunda-feira, escravos do salário.
Sexta-feira, tudo estará bem novamente”

Agora, se você acabou de se formar e não tem dinheiro nenhum, não se desespere. Você não é pobre, simplesmente não tem dinheiro. Em pouco tempo você terá oportunidades para gerar muita renda, desde que continue investindo em sua própria educação.


“Eu nunca fui pobre, apenas sem dinheiro. Ser pobre é um estado mental. Estar sem dinheiro é apenas uma situação temporária.”

Mike Todd

É importante deixar claro que, pra nós, aqui no Aposentado Rico, independência financeira sempre tem a ver com tempo, não com somente ter dinheiro ou patrimônio. Meu objetivo e missão devida é te ajudar alcançar a liberdade financeira o mais rápido possível, para que você possa ter mais opções com o seu tempo. Ser financeiramente independente — aposentado E rico — te permite, acima de qualquer coisa, ser REALMENTE livre para usar seu tempo de formas muito mais interessantes.

Se você vê o dinheiro como meta, já começou a corrida perdendo o foco. O dinheiro é infinito, mas o tempo não é! E quando falamos da passagem do tempo, cada segundo tem um valor diferente do outro.

1. QUANDO VOCÊ TRABALHA, ESTÁ VENDENDO SUA HORA “PREMIUM”

Se você trabalhar 5 dias por semana, das 9h às 18h, estará trabalhando ou pensando em trabalho durante 71% (120h) da semana, para obter apenas 29% (48h) de prazer (fim de semana), toda semana. Isso sem contar as horas de sono!

É provável que você passe a maior parte do seu tempo “premium” enfurnado no seu trabalho, em algum escritório. Isso é ótimo se você adora o seu trabalho, mas se você é como a maioria das pessoas, você vem trocando seu tempo mais produtivo por um salário frequentemente muito baixo, e por poucas horas de lazer. E ainda deixando a saúde física e emocional de lado no processo. Vale mesmo à pena?

Existe uma estatística que mostra que apenas 13% dos colaboradores estão realmente engajados nas empresas. Isso não é de se surpreender, considerando o tempo que passam desperdiçando tempo premium em troca de quase nada que faça sentido para si mesmos.

Além disso, você certamente gasta mais tempo com seus colegas de trabalho do que com sua família. Isso chega a ser doentio. As pessoas da sua família você escolheu – aquelas do seu trabalho foram impostas por alguém, devido a suas “qualidades, para trabalharem ao seu lado. Gastar seu tempo premium ao lado de pessoas que tem baixa performance e frequentemente estão pouco engajadas e querendo fazer outra coisa da vida, tira sua energia.


Usar este tempo premium para alavancar sua aposentadoria rica e alcançar o mais rapidamente possível a independência financeira, vai te fazer muito mais feliz.

Rafa Netto – Aposentado Rico

É por isso que buscar usar este tempo premium para alavancar sua aposentadoria rica e alcançar o mais rapidamente possível a independência financeira, vai te fazer muito mais feliz. Permitirá você usar seu tempo premium, para coisas que realmente façam sentido.

2. QUANDO SE TRATA DE DINHEIRO, VOCÊ VALE MAIS QUANDO É MAIS JOVEM

Em termos de valor financeiro, quando você é jovem, seu tempo vale muito mais. Isso porque aos 20 anos, você tem mais tempo de vida disponível para gerar riqueza, do que alguém de 40 anos. Quando jovens, temos pouco estoque de capital financeiro (em outras palavras, ganhamos pouco), mas o valor presente de nossos ganhos futuros é elevado. Ao longo da vida, vamos acumulando capital e reduzindo nossa perspectiva de ganho futuro até o dia que nos aposentamos e toda riqueza vem somente do estoque que acumulamos. Nossos investimentos!

É um fato matematicamente provado: quanto mais cedo você começar a investir, mais tempo seu dinheiro terá para crescer, através dos juros compostos. Um real economizado aos 25 anos valerá 2 a 3x mais quando tiver 65 anos do que um real economizado quando você tiver 35 anos. Quando se trata de investir, um ano a mais ou a menos faz uma enorme diferença. Para saber mais sobre isso, baixe meu e-book (OS 7 PASSOS PARA APOSENTAR RICO!), onde detalho mais sobre o assunto. Segue o link!

É por isso que comecei essa jornada cerca de 10 anos atrás. Comecei a poupar com cerca de 25 anos. Investir na bolsa com 29. Se tivesse começado aos 20, hoje já estaria com um patrimônio quem sabe até 2x ou 3x maior.

Mas não importa quando você começa ou quantos anos você tem, o melhor dia pra começar a investir é HOJE! Esperar para investir é deixar dinheiro na mesa e, acima de tudo, você está desperdiçando o recurso mais precioso de todos: o tempo.

3. QUANDO VOCÊ FICA MAIS VELHO O TEMPO FICA MAIS VALIOSO

Você já notou que o tempo parece passar mais rápido, quanto mais velhos ficamos? Pois é, isso tem várias explicações psicológicas: a perspectiva do fim da vida cada vez mais próxima, fica muito mais real, a cada dia que passa. Você se percebe mais mortal. Outro fato interessante é que para uma criança de 7 anos, um ano equivale a 14% de sua vida. Para alguém de 40 anos, um ano equivale a apenas 2%! Além disso, quanto mais velhos ficamos, mais pendências, papéis e tarefas acumulamos – pense em quanto você paga de imposto hoje comparado ao que pagava aos 20 anos!

E em termos de rotina, o ser humano adora criar padrões, que se transformam em rotinas e que bingo!, se tornam confortáveis ​​- a famosa zona de conforto. O tempo passa rápido na zona de conforto.

Infelizmente, para as empresas, uma pessoa mais velha vale menos do que uma mais nova. Na visão corporativa tradicional, pessoas mais velhas dão muita despesa, são inflexíveis e pouco criativas. Acabam criando vícios de trabalho. Exigem demais. Custam muito caro. Por isso que você precisa respirar um pouco fora da rotina, e passar a valorizar o seu próprio tempo. Se você não valorizar, em pouco tempo ninguém mais o fará. E no mais, vale à pena realmente quer dar seu melhor tempo, para quem te dá em retorno, tão pouco?

CONCLUSÃO

Você já deve ter conhecido alguém que faleceu. Se você passou tempo próximo a essa pessoa, nos seus últimos dias de vida, deve ter percebido que dinheiro era uma das coisas que realmente não eram prioridade. Ter a família e amigos próximos, era o mais importante. Passar tempo com eles.

Então, se você precisa de mais um motivo para se aposentar rico, pense nisso. Quando você estiver no seu leito de morte, você vai se arrepender de não ter passado mais horas no escritório, ou que você não escreveu mais relatórios ou de não ter ido a mais reuniões? Ou se lamentará por não ter vivido mais feliz?

Veja essa história real: a senhora Bronnie Ware, uma enfermeira australiana, passou anos trabalhando em cuidados paliativos com pacientes no leito de morte, tendo ajudado dezenas de pessoas nas suas últimas semanas de vida. A experiência foi tão profunda que ela fez em 2012 uma famosa compilação dos cinco principais arrependimentos de quem está à beira da morte, em formato de livro. Um dos principais arrependimentos que Broonie notou foi simplesmente “Eu gostaria de não ter trabalhado tanto”.

Veja abaixo o TEDx da Bronnie, vale à pena:

TED – Bronnie Ware – Autora australiana Bronnie Ware no palco do TEDx
com insights inspiradores sobre uma vida livre de arrependimentos.

Fico muito triste com essas conclusões da enfermeira, pois eu sei que é assim que a maioria da população foi condicionada a viver suas vidas. Milhões e milhões de pessoas irão inevitavelmente sofrer no fim de suas vidas por decisões equivocadas na área financeira.

Minha missão é te ajudar a não ser uma dessas pessoas. Então, fazer (ou não) parte dessa realidade é uma escolha sua, a partir de agora.

Se você gostou da idéia, comece a aproveitar melhor seu tempo premium, e inicie seus investimentos! Já falei em outro post, uma ação do Itaú (melhor empresa do Brasil) atualmente vale menos que uma pizza! (veja o artigo aqui). Pare de procrastinar. Assuma a responsabilidade e tome a decisão de tornar-se financeiramente independente. Aposente-se rico. Em poucos anos você estará livre para fazer o que realmente vale à pena para você mesmo.

Porque o dinheiro é infinito, mas o tempo não é.

Ao sucesso,
Rafael 🚀🎯🔥


​Minha missão é ajudar pessoas a alcançarem sua independência financeira.
Para ajudar nessa missão, criei um E-book, detalhando a minha estratégia pessoal de enriquecimento, que venho utilizando e aprimorando por mais de 10 anos. Baixe agora mesmo meu e-book GRÁTIS, e comece a sua jornada!