Bill Gates: “Todos precisam de um coach!” E você? Já buscou o seu?

Tempo de leitura: 4 minutos

Olá, tudo bem? 😊 Bem vindo ao meu blog, este é o meu primeiro post e inicio explicando um pouco mais sobre a visão de uma grande personalidade empresarial — Bill Gates, fundador da Microsoft –, sobre o coaching.

Quando iniciei nos estudos de coaching fiquei maravilhado quando me deparei com um TED Talk (se você não sabe o que é um TED Talk, descubra aqui, vale muito à pena!) de Bill Gates com o título (traduzido) “Todo mundo precisa de um Coach”. Segundo Gates, independentemente se somos um CEO, líder, professor, jogador de basquete ou empreendedor, todos nós precisamos de pessoas que nos ajudem a alcançar nossos objetivos e nos dar feedback. Pessoas que nos dêem perspectiva sobre o quão bem estamos fazendo, o que fazemos.

Também fiquei surpreso quando tive contato com uma pesquisa conduzida na Universidade de Stanford (veja a pesquisa aqui), com base em um estudo de centenas de CEO’s (presidentes de empresas) norte-americanos, em que concluiu-se que apenas 1/3 deles disseram ter recebido algum treinamento externo sobre como eles apareciam como líderes na organização ou como eles performavam como líderes em seus negócios, embora quase 2/3 tenham dito que estariam abertos ao coaching. Segundo os pesquisadores, “até mesmo os melhores CEOs têm seus pontos cegos e podem melhorar drasticamente seu desempenho com uma perspectiva externa.” E qual é a ferramenta mais eficaz para geração de perspectiva e correção de rumos? O coaching!🎯

Estar aberto a corrigir os rumos quando as coisas não estão dando certo é a base de uma carreira de alta performance!

Curiosamente, os melhores executivos do mundo tem coaches. Alan Lafely da P&G foi treinado por Peter Drucker (o papa da Administração moderna), Jack Welch da GE foi treinado por ninguém mais ninguém menos que Ram Charan, e Jeff Bezos (Amazon) foi treinado por Bill Campbell. Os executivos de menor desempenho, no entanto, foram os menos receptivos ao coaching e feedback, especialmente quando as coisas não estavam indo muito bem. Fica claro que estar aberto a corrigir os rumos quando as coisas não estão dando certo é a base de uma carreira de alta performance.

Quando Bill Gates disse que todo mundo precisa de um treinador, ele não estava falando apenas de líderes no topo da lista dos “mais mais” do mundo, mas também de profissionais comuns, como você e eu! É fato que os profissionais que alcançam o maior sucesso nas suas vidas são aqueles que acreditam na aprendizagem ao longo da vida e por consequência, são mais propensos a procurar um Coach.

Estar aberto ao ciclo de Planejamento -> Ação -> Checagem/Feedback -> Correção (PDCA) é chave para atingimento da alta performance, seja nos negócios, seja na vida. O Coach atua exatamente nessas etapas, dando perspectiva, ensinando e aplicando ferramentas poderosas e específicas para cada dificuldade do coachee, visando principalmente a eliminação de crenças limitantes.

O processo de coaching acaba funcionando como uma ponte entre o que o indivíduo é atualmente, e pretende ser no futuro, buscando ajudá-lo a alcançar resultados extraordinários que dificilmente conseguiria trabalhando sozinho.

“Quando não se sabe claramente onde se quer chegar, temos aquela sensação de não sair do lugar. E do ponto de vista financeiro, a ação precisa começar rápido, pois o tempo está contra nós!”

Quando falamos de coaching financeiro, posso afirmar que o resultado é o mesmo! É uma excelente idéia obter orientaçãode quem já passou pelo caminho das pedras! – para esclarecer onde você está financeiramente, detalhar suas metas de enriquecimento, criar um roteiro para chegar lá e resolver situações limitadoras como crenças e comportamentos negativos.

Perguntado (no vídeo) sobre qual foi o melhor conselho que ele recebeu na vida, Eric Schmidt, ex-presidente e CEO do Google, disse: “Encontre um Coach. Então, fica a dica: quando os executivos de maior sucesso do mundo recomendam fazer algo, ouça o chamado! O coaching é transformador e produz resultados muito mais duradouros, pois atua com foco nas crenças, armazenadas no cérebro emocional.

E agora, vamos começar? Entre em contato, eu posso te ajudar! 🤝💪👊

Ao sucesso!
Rafael 🎯🚀

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.